top of page

​Nossa História

Para melhor entender o Estrela Azul, vamos situá-lo na história em três fases: i) A construção de um time; ii) A construção de um clube e; iii) A construção de um espaço público de esporte, cultura e lazer: O Projeto Estrela Azul.

 

Primeira Fase: A CONSTRUÇÃO DE UM TIME

 

A fundação do Estrela Azul se deu pela iniciativa de algumas pessoas da comunidade do Sul do Rio, em Santo Amaro da Imperatriz e do Alto Aririú, no município de Palhoça, face a carência de opções para o esporte e lazer existentes na época. A data de sua fundação consta de 20 de novembro de 1974, mas conforme relatos de alguns de seus fundadores, os primeiros jogos do time ocorreram cerca de três a quatro anos antes.

As atividades de lazer, na época, pouco existiam. Assistir a uma partida de futebol era uma das poucas opções de lazer para os moradores e, para os jogadores, além de uma forma de lazer, era uma das poucas práticas desportivas. Com a formação do time Estrela Azul, a comunidade ganhou essas duas opções.

 O terreno para a construção do campo foi cedido pelos irmãos Hemílio e Longino Horstmann, que também incentivaram e participaram da criação do time, em conjunto com vários moradores da comunidade. Para a construção do campo tiveram de ser retiradas árvores do local, feito o nivelamento do terreno e o plantio da grama, tudo isso utilizando somente ferramentas manuais.

 Além do campo, foi construído um pequeno “barraco” que servia de bar para a venda de bebidas para a torcida, sedo fonte de renda para as despesas do clube. O time era formado quase que exclusivamente por atletas que moravam perto do campo, tornando-se assim um local de encontro familiar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Equipe principal do Estrela Azul – 1º uniforme

Aos poucos o time foi sendo conhecido, pelo talento dos jogadores e pelas vitórias que se acumulavam nas participações locais e regionais.

 Esse período durou até meados do ano 1991, quando a estrutura física já estava insuficiente para atender os anseios do time e acomodar seus torcedores.

 

 

Segunda Fase: A CONSTRUÇÃO DE UM CLUBE

 

Com o crescimento do time e, principalmente pela participação nos campeonatos vinculados a Federação Catarinense de Futebol, necessitava-se melhorar a estrutura física: campo, vestiários e bar. 

Várias promoções começaram a serem feitas para a arrecadação de recursos financeiros: festivais esportivos, bingos, festas, mensalidades e doações. Também se fez uma ampla campanha na comunidade para o envolvimento de mais pessoas no clube.

 Com os recursos financeiros, mobilização e animação das pessoas foram realizadas as seguintes obras:

 - Ampliação com terraplanagem do campo e plantio de um novo gramado;

- Instalação do alambrado;

- Construção de novos vestiários;

- Construção da sede/bar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com essas obras o clube ganhou maior destaque e pode oferecer uma melhor infraestrutura para os atletas e moradores da comunidade.

 Além da estrutura física, teve início a várias outras ações no clube, sendo que algumas funcionam até o momento:

 Escolinha de Futebol: Um dos projetos mais importantes no clube. O Estrela Azul foi o primeiro clube de futebol do município a ter esta iniciativa. Em 1996, com recursos próprios, o Estrela Azul contratou um profissional para dar aula de futebol de campo às crianças e adolescentes. As aulas eram realizadas aos sábados pela manhã e havia um acompanhamento com todos os alunos. Foi firmada uma parceira com as escolas próximas onde se acompanhava as notas dos alunos. A cada bimestre escolar os alunos traziam a caderneta e suas notas eram anotadas na “ficha do atleta”. Semestralmente era realizada, no local dos treinos, uma palestra com uma orientadora escolar, objetivando o intercâmbio da escola (aluno) com o clube (atleta). O projeto foi interrompido por cerca de três anos, voltando a funcionar em 2010.

 

      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 2010 a escolinha de Futebol voltou a funcionar em parceria com a Prefeitura Municipal que fornecia o instrutor e o clube as instalações. As aulas aconteciam todas as terças-feiras, no período da manhã e tarde e; e aos sábados pela manhã. Os alunos são crianças e adolescentes da comunidade e localidades próximas, com idade entre 7 a 17 anos. 

Em 2014 a Escolinha de Futebol esteve com suas atividades paralisadas por falta de recursos financeiros. Solicitação foi feita junto a Prefeitura Municipal para a disponibilidade de um instrutor, mas infelizmente não foi atendida prontamente, voltando apenas no ano seguinte.

 Atualmente (2022) a escolinha funciona duas vezes por semana com professor cedido pela prefeitura municipal.

 Show de calouros: Um dos eventos tradicionais no município na década de 90 eram os “show de calouros”. Evento musical que reunia principalmente os jovens. O Estrela Azul foi o primeiro clube de futebol a realizar um evento como este. Com a participação de artistas locais, trouxe para o evento, além dos jovens, casais e famílias da comunidade. Com esta iniciativa, o clube começava a ganhar destaque como sendo uma organização de referência no município.

 

 

Teatro de Fantoche: Para comemorar o aniversário de 20 anos de fundação (1994) foi realizada uma celebração religiosa na sede do clube. Após, foi apresentado, por atletas da escolinha de futebol e moradores, uma peça teatral de fantoche, contanto a história do clube.

 Jornal do Estrela Azul: Para divulgar as ações do clube, o Estrela Azul montou o seu jornal. No formato caderno em uma folha ofício eram publicados, também, informações sobre a comunidade.

 Festa Junina Comunitária: A comunidade do Sul do Rio possui vários grupos organizados, cada qual, trabalhando dentro de suas finalidades específicas. Um dos objetivos dessa festa era a integração entre esses grupos: reunir e unir os grupos; celebrar e festejar com os moradores; bem como organizar e integrar os trabalhos desenvolvidos na comunidade.  Os alimentos utilizados eram todos arrecadados na comunidade e compartilhados no dia da festa. Além das apresentações típicas de festas juninas, contava com apresentação musical e exposição de objetos antigos da comunidade.

Costelaço Estrela Azul: Teve sua primeira edição em 2010 na sede esportiva do Clube com a participação de cerca 180 pessoas.

 

  

Em 2011 o evento foi ampliado e obteve grande repercussão no município por sua organização. Apresentou-se no evento a Banda de Músicas do Município de Santo Amaro da Imperatriz, sendo o Estrela Azul o primeiro clube de futebol a promover um evento como esse. 

 

   

 

Em 2012 o evento ocorreu em 16 de setembro com a participação de mais de mil pessoas. Com o sucesso alcançado no evento, a Diretoria do Clube decide pela inclusão em seu calendário anual.

 

  

 

O Costelaço Estrela Azul além de ser um dos eventos de maior impacto financeiro para o clube, busca ser um evento cultural e de integração na comunidade.

 Placas de publicidade: Em janeiro de 2010 foi lançado o projeto “Divulgue sua empresa no Estrela Azul”, que objetiva a venda de espaço publicitário. São placas alocadas no entorno do campo, medindo 2x1 metros que divulga as empresas da região. Com isso, uma fonte de renda para a manutenção do clube.

 

 

 

 

Participação nos campeonatos: O clube também ganhou destaque na parte esportiva. Das participações nos campeonatos (Liga de Futebol Amador de Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz) esteve sempre entre os quatros primeiros colocados. O Estrela Azul é a equipe que mais vezes foi campeã em Santo Amaro, tendo conquistado em 2010 o título de campeão na categoria adulto. Em 2012 foi campeão municipal nas categorias sub 12 e sub 15 – Escolinha de Futebol.

 

 

 

 

 

O Estrela Azul busca valorizar a formação de sua equipe de juniores, com idade entre 16 a 20 anos. Com essa iniciativa se pretende: i) a formação de atletas da comunidade que atuem na equipe principal; ii) o retorno das famílias no campo para prestigiar os atletas locais e; iii) oferecer uma opção de lazer e esporte para os jovens da comunidade, minimizando os problemas com drogas e outras atitudes ilícitas.

 O momento de maior ascensão do clube se deu em 2016 quando conquistou o título de campeão da Copa Ric Interligas da Grande Florianópolis e o Vice Campeonato Estadual Amador.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esse período do Estrela Azul se deu até final de 2009. Em abril de 2010 uma nova fase se inicia no clube. Com o crescimento da comunidade, início das discussões do Plano Diretor Municipal e a falta de espaços públicos no município, as discussões se passam sobre a necessidade da ampliação do espaço ocupado pelo clube e que contemplasse, além do futebol de campo, outros instrumentos.

 Inicia-se, então, a terceira fase do Estrela Azul: A construção de um espaço público de esporte, cultura e lazer na comunidade – O Projeto Estrela Azul.

equipe principal  com primeiro uniforme
construção do clube
escolinha de futebol
escolinha de futebol
show de calouros
Evento costelaço
Evento costelaço
show de calouros 2012
show de calouros 2011
show de calouros 2012
show de calouros 2012
placas de publicidade
placas de publicidade
participação em campeonatos
conquista de título
bottom of page